Páginas

domingo, 31 de julho de 2011

Camilo Castelo Branco

Eu sempre gostei e gosto de crianças. Aos poucos a família cresce. Essa semana recebi notícias que mais um sobrinho(a) estaria vindo. Claro que crianças nos rejuvenescem, são fofas, vão crescendo e sendo os reizinhos ou princesinhas do lar, apenas temos que cuidar para não criarmos verdadeiros tiranos!, mas isso não vem ao caso aqui. Fiquei muito feliz com a novidade, porém a notícia já havia virado jornal de ontem, a nova era o suposto nome do bebê.
Entre três nomes que vi no noticiário do email, um chamou-me a atenção - Camilo(a) - Gosto desse nome, parece-me um daqueles nomes pomposos antigos bem ao estilo vintage. Mas fora os ares de época, lembrei-me do escritor português, nascido em Lisboa em 16 de março de 1825, Camilo Castelo Branco, assim ele é conhecido. Diz a história que sua vida foi muitíssimo conturbada, casou-se aos 16 anos!, casou novamente, teve filhos, foi boêmio, pela escrita e estilo fica claro que pertenceu ao Romantismo, alguns dizem que ao Realismo, verdade seja dita, Camilo escreveu muito, muito mesmo. Assim como um romântico apaixonou-se deveras. Era um boa gente.
E como um escritor em tempo integral, escreveu mais de 260 obras, entre elas, romances, comédias, poemas, ensaios, folhetins, traduções, cartas, prefácios e tanto assinava como Camilo Castelo Branco ou usava algum pseudônimo, um deles A.E.I.O.U.Y [o rapaz não era fácil, rs]. Camilo foi o primeiro escritor de língua portuguesa a viver de sua literatura, claro que ele fazia especulações, moldava-se aos gostos que estavam na moda. Esperto ele. Já entendia de mercado editorial.
Mas, ao falar em gostos, quero ressaltar duas obras: Amor de Perdição (1862), só não pense que tudo está perdido. Leia também: Amor de Salvação (1864).
E que venha Camilo(a)!

9 comentários:

  1. To vendo este cachorrinho ai do lado lembrou a minha Jully, uma lhasa apso que eu tinha.
    Tadinha, ja morreu. Mas eu sinto saudades..
    Muito obrigada pela sua visita no dia do meu aniversário. Ganhar um novo amigo é mais que um presente.
    A Severa é minha mãe do coração. Nos conhecemos por meio de nossos blogs e deste relacionamento nasceu uma grande amizade.
    Nos tratamos como mãe e filha. Eu a respeito e admiro aquele jeito carinhoso com que ela lida com seus amigos, e a mim em especial.
    Eu a chamo de mãe e ela a mim de filha.

    Bacana como vc conduziu a sua escrita. Camilo ou Camila é um lindo nome. E vc nos passou um pouco mais de conhecimento deste escritor o qual, confesso, desconhecia, mas agora fiquei curiosa em conhecer.

    Um beijo, obrigada pelo carinho ddispensado a mim e a querida Severa.
    Te sigo!
    Bj
    Ma

    ResponderExcluir
  2. WoW! Sandra. E muito legal a historia do Camilo. Eu axo que esse vai ser o nome de nosso/a segundo/a filho, sim!!!
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Com certeza... depois disso não tem como ser outro o nome!

    ResponderExcluir
  4. BOA NOITE MEU SAPATINHO DE CRISTAL,RSRSRSRS,É ASSIM QUE TE VEJO,PODES TER PÉS GRANDE MAS VC VAI SER SEMPRE MEU SAPATINHO...TÁ CERTO?
    fICO FELIZ POR SUA CONQUISTA,SEUS SEGUIDORES ESTÃO CRESCENDO...
    QUANTO O CAMILO(A)LINDO NOME,QUE O CASAL ESTEJA FELIZES PELA ESCOLHA DO NOME.
    VC TRAZ TEMAS MUITO CONSTRUTIVOS,REFLEXIVOS,ISSO É MUITO BOM,EGRANDECEMOS INTELECTUALMENTE SEM SENTIR...MUITO BOM ...QUANDO VOLTAR QUERO MAIS ASSUNTOS NESSE NÍVEL(DESCONHECIDO)PARA APRENDERMOS UM POUCO MAIS...
    bJS MINHA LINDA!
    OBG. POR TER IDO LÁ NO MEU CANTINHO E TER DEIXADO AQUELE LEGADO,IREI GUARDAR COM CARINHO,OK!

    ResponderExcluir
  5. Que legal! Gostei de saber mais sobre um ilustre Camilo!

    ResponderExcluir
  6. Olá, para Ma....Paula...Jackson...e Severa...kkkk, cada vez que leio dos pés dá pra rir...Mas olha só, eu calço 35...heheheh, se não tiver sapatinho de cristal....fica valendo minha Melisa Cristal...toda transparente e para arrematar cheia de glitter...kkkk...e ainda tenho a Melissa da Dorothy, essa tem glamour...vintage...kkkkk. Já perceberam que adoro sapatossss... tudo de bom nesse mundo...heheh
    Abraços a todos(as)

    ResponderExcluir
  7. Nino,[Jefferson] valeu pela força...Passa outro dia aqui em casa.
    Bj,

    ResponderExcluir
  8. Boa noite meu sapatinho de cristal!
    como vc está? Vejo que estás animada e cheia de seguidores...isso é bom ,prova que vc é uma simpatia e talentosa,post coisas interessantes,isso é muito bom para o leitor.
    Bjsssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Cheguei até aqui através de outro blog e logo me deparei com uma linda surpresa: Camilo Castello-Branco. (um parente afastado)
    Chegou a escrever romances de manhã, para poder vendê-los e ter dinheiro para almoçar.
    Infelizmente, suicidou-se ao perceber que a sua visão o abandonava. O seu desespero: como escrever, sem ver?

    ResponderExcluir

Obrigada!, Seu comentário sempre é importante!