Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

31 de Maio e o Fumo? [Grateful Dead]


"Assim que escrevia essa narrativa sobre o fumo, lembrei-me da banda Grateful Dead, estes estadunidenses, se valeram do nome da banda traduzido literalmente, "morto agradecido", de um conto do folclore inglês que narrava um viajante ao chegar em uma vila que depara-se com um cadáver, que há dias está em decomposição ao público do local e nada fazem, pois o mesmo em vida estava cheio de dívidas. O viajante toma a iniciativa de enterrá-lo e pagar as dívidas do mesmo e segue viagem quando é salvo misteriosamente, o viajante acredita ser o espírito do "morto agradecido"  [foi ai que lembrei da capa onde a banda usava um esqueleto fumante, paradoxal]


Dia 31 de maio foi designado Dia Mundial de Combate ao Fumo pelo Ministério da Saúde em reconhecimento à luta brasileira em combate ao tabagismo..[luta, combate], parece que estamos em um ringue, mas a metáfora é séria.
A cada dia cem mil jovens começam a fumar, a maioria em países pobres. Autoridades no assunto revelam que o tabagismo já é considerado doença pediátrica, uma vez que o vício começa cada vez mais cedo. As estatísticas mostram que são três milhões de fumantes de cinco a dezenove anos.
O indício de vício já acontece na primeira tragada, dizem os especialistas, e o Instituto Nacional do Câncer revela que a nicotina, princípio ativo no cigarro, age no sistema nervoso e chega ao cérebro em sete segundos, muito mais rápido do que outras drogas. [sem falar no alcatrão, monóxido de carbono, formol, amônia, naftalina, acetona, pólvora, xileno, fósforo, cádmio, acetato, methoprene, quer mais?].
Nas campanhas de combate ao fumo, o melhor seria dizer: "não comece a fumar". Infelizmente não é o que acontece e muitas crianças e jovens espelham-se nos pais e na sociedade, [não generalizo], o exemplo para serem os futuros fumantes.
Muitos adolescentes que são orientados por especialistas, procuram no esporte a saída para o vício, esta é a mais comum. Porém, há a necessidade de um maior investimento na orientação e educação, e que se faça a observação de que a nicotina funciona como um spray, pulverizando esta substância venenosa em todos os órgãos do corpo e não só no sistema cárdio-respiratório como é de costume informar.
Além de investimentos na educação, deve haver um aumento considerável no preço do cigarro e, sim um artigo de luxo danoso à saúde sua e minha,  a aplicação dos tributos devem retornar em programas de saúde e educativos.
A comunidade brasileira está movimentando-se nas campanhas anti-fumo, a Noruega foi o segundo país a proibir de vez o fumo, o primeiro foi a Irlanda e muitos outros estão impondo seus limites ao tabagismo. Apostemos nossas fichas, ou seria nossas vidas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!, Seu comentário sempre é importante!